Entenda agora as maneiras de formatação de strings em Python e veja qual delas é mais conveniente para você.
Se você caiu aqui neste artigo, provavelmente já deve ter entendido que saber trabalhar com strings é uma das coisas mais básicas e necessárias da programação. Aprender a manipular textos dentro de um código é uma etapa muito importante do seu aprendizado e a formatação de strings é uma parte importante disso.
Veja também: como aprender python rápido!
O que é de fato a formatação de strings
Formatação de strings consiste em criar variáveis de texto ou simplesmente mostrar textos na tela de maneira dinâmica. Em outras palavras, com a formatação de texto, você pode inserir valores de diversos tipos em pontos específicos da string.
Isso é muito útil quando temos que armazenar ou apresentar um texto em que não sabemos o valor de um determinado dado que está presente nele. Por exemplo, se você quiser imprimir no texto a idade de um usuário, porém, a idade terá de ser fornecida pelo próprio usuário.
Esta informação depende do usuário que estiver utilizando o programa e, por isso, pode variar. Portanto, se você quiser apresentar essa informação dentro de uma string em Python, precisa trabalhá-la de forma dinâmica.
Veja um exemplo:
O programa pede para o usuário informar a idade.
Em seguida, mostra a idade dentro de uma string.
Tipos de formatação de strings em Python
Python é uma das linguagens de programação mais amigáveis que existem. Por isso, a formatação de textos dentro desta linguagem pode ser muito simples e intuitiva, principalmente após as versões mais recentes do Python.
Veja as formas de se formatar uma string em Python:
1ª forma – usando o operador “%”
A primeira forma de se formatar uma string que vamos apresentar aqui é a mais primitiva, que se assemelha muito com a linguagem C. Nela, utilizamos o operador “%” para demarcar pontos específicos da string onde a variável será colocada.
O programa pede as informações de nome e idade ao usuário.
Em seguida, mostra as informações dentro de uma string.
O operador “%s” dentro da função print é utilizado para demarcar onde a variável string será alocada. O operador “%d” é para indicar onde a variável de número inteiro será alocada.
2ª forma – usando o método format
A segunda forma é bem mais pythonica, ou seja, bem mais simples e intuitiva. Estamos falando do método format, que você utiliza da seguinte forma:
O programa pede as informações ao usuário.
Em seguida, mostra os dados dentro de uma string.
Neste modo, as chaves são usadas para indicar a posição onde as informações serão inseridas na string.
3ª forma – f”string {}”
Existe uma forma ainda mais simples de se formatar uma string em Python, que é usando o “f” logo antes das strings. Você apenas precisa colocar o “f” e inserir os valores diretamente dentro das chaves.
O programa pede os dados ao usuário.
Em seguida, mostra os valores dentro de uma string.
Conclusão
Como pode ver, a formatação de strings em Python pode ser muito simples. É por esses e outros motivos que esta linguagem de programação é muito recomendada, principalmente para iniciantes, pois as barreiras de entrada são minimizadas.
Dentre essas formas de formatar strings, analise qual é a mais conveniente para você. A mais recomendada é a última, pois, pela própria filosofia do Python, quanto mais simples melhor.
0 Comentários