Oppenheimer – resenha de um dos maiores lançamentos de 2023

Neste artigo, você vai ver uma resenha de Oppenheimer, filme que retrata um dos momentos mais impactantes da história humana, bem como o homem que é uma das faces mais representativas do momento, além de outros detalhes e curiosidades.

Para começar, um detalhe um tanto hilário é a comparação que podemos fazer entre Oppenheimer — um filme que relata um acontecimento histórico “pesado” — e Barbie, de cunho unicamente cômico e leve. Poderíamos dizer que são longas praticamente opostos, mas foram esses dois que figuraram juntos como grandes lançamentos nos cinemas.

Os filmes foram lançados na mesma data e protagonizaram uma corrida incomum pela bilheteria. Tivemos, inclusive, um termo icônico muito comentado pela web: Oppenbarbie – ou Barbenheimer.

E é aí que está a questão mais intrigante! Embora Oppenheimer seja um filme de cunho científico, histórico e mais sério, o longa não ficou muito para trás. No mesmo momento em que o filme da Barbie atingiu 1 bilhão de dólares em bilheteria — sim, foi um estouro —, Oppenheimer ultrapassou a marca de meio bilhão de dólares em bilheteria. Foi a maior bilheteria registrada de um filme sobre o tema da Segunda Guerra Mundial.

Mas não parou por aí. Oppenheimer ainda chegou a ultrapassar o grande lançamento de Guardiões da Galáxia 3, que atingiu 845 milhões de dólares em bilheteria. Assim, o longa de Christopher Nolan se tornou o 3° maior lançamento de 2023 — o primeiro e o segundo foram Barbie e Super Mario Bros.

É claro, o marketing em cima do lançamento de Oppenheimer foi muito bem feito e, apesar de ser baseado em história real, a Segunda Guerra e as bombas atômicas são temas que chamam muita atenção, principalmente em meio ao clima de tensão mundial em que vivemos.

Ah! e não podemos esquecer de um detalhe muito forte que certamente influenciou no grande sucesso do filme: o elenco! Só deu ator pik* das galáxias! Veja alguns nomes:

  • Cillian Murphy (protagonista) — muito famoso pela série Peaky Blinders;
  • Robert Downey Jr. — ninguém menos que o Homem de Ferro;
  • Matt Damon;
  • Rami Malek;
  • Jack Quaid;
  • Entre outros…

Veja outras resenhas:

Resenha do filme Oppenheimer

Oppenheimer é um filme extremamente complexo, mas pode ser recompensador se você não for pego pelo desgaste de atenção provocado pelo ritmo cadenciado do longa — o que, aliás, é uma característica dos filmes de Nolan, como em Interestelar. 

No entanto, tenha em mente que o filme está mais para um drama político e histórico do que para um filme científico.

As cenas intercalam-se muito entre passado e futuro e entre perspectivas de personagens guias. Por exemplo, há momentos que as cenas pulam para a perspectiva de Lewis Strauss e sempre que isso acontece a imagem fica em preto e branco. Interpretado pelo “Tony Stark”, Strauss é tipo um rival do Oppenheimer.

O filme acontece em 3 arcos principais: um deles é o que mostra o passado de Oppenheimer, quando ele ainda era apenas um estudante brilhante e vivia suas tramas acadêmicas nem de longe tão intensas quanto as que viveria no futuro.

Outro arco é quando ele é escolhido para encabeçar um dos maiores projetos da história, o Projeto Manhattan. 

Por fim, o último arco é aquele em que Oppenheimer vai a julgamento. Depois de toda a contribuição dela para com os Estados Unidos, que, aliás, foi definitiva para a vitória do país na Segunda Guerra, o cientista foi levado ao tribunal que questionava sua lealdade à América.

Intercalando esses diversos pontos, o filme tem uma duração de nada menos que 3 horas. Afinal, o longa precisa cobrir décadas da vida da figura histórica. E isso é um detalhe importante! Apesar de muitos acharem que o foco principal é o Projeto Manhattan e a bomba atômica, a produção de Christopher Nolan vai muito além disso.

Ao assistir o filme, você vai perceber que Nolan tem como maior foco o próprio Oppenheimer, suas tramas pessoais, desde quando era um mero estudante. O percebemos, então, como um personagem profundo e complexo. Um ser humano cheio de defeitos e virtudes. 

Percebemos um homem sempre atormentado por dilemas éticos em diversos campos de sua vida. Seja na vida amorosa — há cenas de nudez —, seja em seu trabalho ao desenvolver uma bomba capaz de destruir cidades e etc.

Podemos dizer que se trata de uma das pessoas mais controversas da história recente. Ele talvez tenha sido a figura mais importante na vitória dos Estados Unidos na  guerra, enquanto ele mesmo simpatizava com ideais soviéticos. 

Ele desenvolveu uma bomba capaz de tirar a vida de milhões de pessoas e que supostamente serviria para trazer a paz. Quando soube da notícia do desastre de Hiroshima e Nagasaki, entrou em um extremo conflito interno.

Quem foi Oppenheimer para a história

Verdadeiro Oppenheimer

Robert Oppenheimer era o núcleo intelectual do projeto que tornou a bomba atômica uma realidade. Mais do que qualquer outra pessoa envolvida, ele foi o responsável pelo rumo da guerra. 

O físico nasceu em Nova York, em 1904. Filho de imigrantes judeus alemães, teve uma infância luxuosa. Mesmo assim, colegas de sua infância relataram que era um menino generoso, tímido e brilhante.

Segundo relatos em biografias desenvolvidas por pessoas próximas a ele durante o Projeto Manhattan, Robert era um verdadeiro enigma. Suas reações variam de uma forma inexplicável diante daquilo que ele desenvolvia. Em momentos parecia se sentir vitorioso pelo sucesso do projeto. Em outros momentos, parecia ser tomado por um sentimento mórbido.

Ele mesmo relatou em uma entrevista que, nos momentos após a detonação, veio à sua mente um verso do Bhagavad Gita, o livro sagrado do hinduísmo: “Agora, eu me tornei a morte, o destruidor de mundos.”

Aliás, Cillian Murphy, o ator que interpretou Robert Oppenheimer, fez um trabalho de excelência ao representar a fragilidade nervosa da personalidade controversa. Em muitas cenas, palavras nem chegaram a ser necessárias; apenas as expressões já diziam tudo!

Além de um físico teórico brilhante, ele reunia as características de um grande líder. Sua capacidade de influenciar pessoas era tão grande quanto a sua capacidade de confundí-las.

Em qual streaming está o filme Oppenheimer?

Devido ao grande sucesso nas telonas e a um contrato de Christopher Nolan com a Universal, espera-se que ainda leve um tempo para o filme sair em algum serviço de streaming.

E como estamos falando da Universal, dois serviços de streamings surgem como fortes opções. Provavelmente o filme será lançado no streaming ao final de 2023 (Novembro ou Dezembro) na Amazon Prime Video ou no TelecinePlay.

Sobre o Autor

Lucas Braga
Lucas Braga

Sou encantado pela tecnologia e pelo avanço exorbitante que a humanidade faz dia a dia. Possuo formações na área de tecnologia, além de ser produtor de conteúdo para web há vários anos. Então, decidi criar o blog Base Binária, onde poderia unir minhas habilidades e conhecimentos para entregar conteúdos de qualidade para as pessoas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *