Memória SSD deixa o PC ou notebook mais rápido? Neste artigo, vamos sanar essa e outras dúvidas.
O SSD é uma tecnologia de armazenamento de dados que vem se tornando cada vez mais usual em PCs, notebooks e etc. Antigamente, o SSD era bem limitado, portanto, só era usado em sistemas de menor escala, como cartões de memória, pendrives, entre outros…
No entanto, atualmente podemos encontrar unidades de memória SSD com grandes quantidades de espaço de armazenamento. E isso representa uma grande evolução para os sistemas computacionais.
De fato, esta tecnologia de armazenamento é bem mais avançada que o HDD em termos de desempenho. Para se ter uma ideia, um sistema que utiliza SSD pode ser até 12 vezes mais rápido do que um modelo convencional — que utiliza HDD —. Então, para responder a pergunta do título: sim, o SSD deixa o PC bem mais rápido.
Todavia, é preciso ter em mente que esses dispositivos são bem mais caros. Você poderá conhecer alguns modelos de memória SSD mais a frente ainda neste texto.
O que é SSD?
Bom, SSD é a sigla para Solid State Drive, que em uma tradução livre significa “Unidade de Estado Sólido”. As SSDs armazenam dados usando memória baseada em flash e não possuem unidades móveis.
Além disso, esses são dispositivos de memória não volátil, ou seja, os dados continuam armazenados mesmo com a ausência de uma fonte de energia.
Por que a tecnologia SSD deixa o PC mais rápido?
Como já foi dito, as SSDs utilizam armazenamento de memória em flash. Dentro de um chip flash, os dados são armazenados em células, cujas saídas são protegidas por um transistor de porta flutuante.
Dessa forma, na ausência de carga, o nível lógico da saída no transistor é 1, e quando a carga é induzida, o nível lógico da saída é 0. As cargas na porta flutuante podem permanecer por anos. Então, se quisermos excluir as informações contidas no SSD, basta que descarregamos as cargas do transistor.
Essa tecnologia foi inventada com o intuito de possibilitar o armazenamento, acesso e leitura de dados de forma prática e silenciosa. Os dados podem ser transferidos e programados diretamente a partir dos sinais eletrônicos que recebe ou transmite. Por isso, acaba sendo infinitamente mais rápido que os HDDs.
Empregabilidade das SSDs
Atualmente, todos os novos modelos de notebooks e PCs utilizam SSD, pois, com o avanço da ciência de hardware, podemos encontrar esses dispositivos com até 5 TB de memória. E a indústria ainda continua aumentando esses números!
Os HDDs vêm sendo substituídos em larga escala, principalmente por aqueles que procuram alto desempenho, como os gamers, por exemplo. O tempo de acesso extremamente baixo e as altas taxas de transferência justificam isso.
Além disso, unidades de SSD possibilitam muito mais compactação, o que facilita muito na construção de designs minimalistas e futuristas.
6 Vantagens do SSD
- Transferência rápida de dados;
- Armazenamento rápido de dados;
- Menores gastos de energia;
- Maior controle de temperatura dos dispositivos;
- Design moderno e compacto;
- Maior resistência a impactos físicos.
2 Desvantagens do SSD
- Preços mais elevados;
- Se desgasta ao salvar e excluir informações. (porém, se for de uma boa marca, esses dispositivos duram muitos e muitos anos).
Veja alguns modelos de SSD para você comprar:
Se você leu este artigo e se convenceu de que obter um SSD é fundamental para deixar o seu PC ou notebook mais rápido, essa lista a seguir vai te ajudar a encontrar o melhor modelo para você:
Kingston A400
A Kingston é uma marca estabelecida no mercado da tecnologia há muitos anos. A Kingston oferece modelos de SSDs de altíssima qualidade, além de oferecer preços excepcionais.
O Kingston A400 tem conexão SATA e pode ser encontrado com opções diversas de espaço em memória. Pode ser instalado tanto em desktops quanto em notebooks.
WD Green SN350
WD Green SN350 é outro modelo de SSD que pode deixar o seu PC muito mais rápido, porém, pesando muito pouco no seu bolso. Além disso, uma vantagem desse modelo sobre o anterior é que este utiliza interface NVMe, que tem uma tecnologia mais moderna e mais apropriada para SSDs.
Embora a conexão SATA ainda seja o padrão e ainda atenda a muitas demandas, ela não foi desenvolvida especificamente para SSDs, como é o caso das conexões NVMe.
Também é possível encontrar WD Green SN350 com diversos tamanhos de memória:
SanDisk SSD Plus
A SanDisk é outra marca já há anos estabelecida no mercado, muito conhecida pelas suas produções de dispositivos de memória, como pendrives, cartões de memória, etc.
Com conexão SATA, a SanDisk SSD Plus também oferece memórias de vários tamanhos de espaço em memória por preços extremamente acessíveis.
Kingston Fury Renegade
Grande conhecida dos gamers, a linha Fury é uma propriedade da Kingston, que foca em desenvolver dispositivos de alta capacidade. Para aqueles que necessitam de grandes índices de velocidade e fluidez acima da média, o Kingston Fury Renegade pode ser uma das melhores opções.
Veja também: A memória Ram HyperX (Kingston Fury) é boa? Visão completa sobre a marca
O modelo Kingston Fury Renegade utiliza tecnologia de conexão NVMe.
0 Comentários