Quem é Steve Wozniak? Uma das figuras mais importantes da tecnologia mundial!

Quem é Steve Wozniak? Bom, trata-se simplesmente do cofundador da Apple, que durante anos esteve em primeiro lugar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo. 

Engenheiro eletrônico e programador, Wozniak foi um dos pioneiros — junto a Steve Jobs — na iniciativa de tornar o computador um objeto de uso cotidiano e pessoal, tornando-o acessível ao consumidor comum.

O grande empresário norte-americano não permaneceu por muito tempo na Apple. Entretanto, seu nome já estava marcado na história da tecnologia mundial. Depois disso, ele continuou a abrir empresas, além de ter trabalhado como professor por alguns anos.

Steve Wozniak na infância e adolescência

Nascido em 11 de agosto de 1950, na cidade de San José, desde muito cedo, o jovem Woz já se interessava por tecnologia, muito pela influência do seu pai — um engenheiro — e inspiração do seu personagem literário preferido: Tom Swift.

Seus maiores passatempos na infância eram imaginar histórias que envolviam tecnologia e liberdade, além de trabalhar em pequenas invenções, que muitas vezes tinham a participação de seu pai.

Com apenas 11 anos, o jovem construiu seu primeiro radioamador. Com grande criatividade e capacidade de encontrar soluções, ganhou diversos prêmios relacionados às feiras de ciências. Aos 13 anos, foi eleito presidente do clube de eletrônica da sua escola. Ainda com esta idade, construiu seu primeiro computador, o que viria ser uma base extremamente importante para o seu futuro sucesso como empresário.

Como Steve Wozniak e Steve Jobs se conheceram

Steve Wozniak e Steve Jobs

Woz e Jobs se conheceram nos anos 70. Nesta época, Woz estudava na grande UC Berkeley College of Engineering. 

Eles se conheceram enquanto Woz estava trabalhando num emprego de verão na HP.

Juntamente com John Draper, Woz construiu as Blue Boxes, que eram dispositivos que burlavam o sistema telefônico, capazes de realizar ligações a distância gratuitamente. Assim, em uma parceria com Jobs, vendia essas caixas. Esse foi o primeiro empreendimento que realizaram juntos.

Uma curiosidade é que Woz, pouco tempo atrás, havia sido expulso da Universidade de Colorado Boulder, por enviar mensagens não autorizadas pelos computadores da instituição, construindo um novo modelo de computador com Bill Fernandez, que, aliás, foi quem o apresentou a Jobs.

O ínicio da  Apple

Apple

Steve Wozniak foi o nome por trás da parte técnica do empreendimento. Foi ele quem projetou o hardware, os circuitos integrados e o sistema operacional do Apple I.

Em 1976, Woz e Jobs fundaram finalmente a Apple. O primeiro computador lançado pela empresa foi realmente uma revolução. O único similar no mercado era o Altair I, que não chegava nem perto de poder disputar com o Apple I.

Um ano mais tarde, o inventor foi a principal mente por trás das melhorias apresentadas pelo Apple II, que agora apresentava figuras e não apenas caracteres. O aparelho ainda trabalhava com telas coloridas e com a linguagem de programação BASIC.

Steve Wozniak sai da Apple

Em 1985, Steve Wozniak deixou a Apple e fundou a CL9, empresa fabricante de controles remotos. Aliás, ele foi o primeiro a desenvolver um controle remoto universal programável. No entanto, a empresa não foi para frente.

O engenheiro também foi um dos fundadores do Wheel of Zeus (WoZ), uma empresa que desenvolvia tecnologia wireless para GPS. A empresa fechou as portas em 2006, mas Wozniak já não fazia mais parte dela há muitos anos.

Steve também fundou a Acquicor Technology, uma empresa que comprava e fazia melhorias em tecnologias.

Em um levantamento feito em 2017, a fortuna de Wozniak foi estimada em US $100.000.000.

Sobre o Autor

Lucas Braga
Lucas Braga

Sou encantado pela tecnologia e pelo avanço exorbitante que a humanidade faz dia a dia. Possuo formações na área de tecnologia, além de ser produtor de conteúdo para web há vários anos. Então, decidi criar o blog Base Binária, onde poderia unir minhas habilidades e conhecimentos para entregar conteúdos de qualidade para as pessoas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *