Como aprender Python rápido? 7 dicas para seu aprendizado

Muitas pessoas acreditam que aprender Python, de verdade, leva muito tempo. No entanto, estou aqui para dizer que é possível sim aprender Python rápido. Você só precisa encaminhar seus estudos da maneira certa. Neste artigo, você vai ver 7 dicas para aprender Python mais rápido do que a maioria das pessoas.

É claro que a rapidez do aprendizado depende da quantidade de esforço que você está disposto a colocar no estudo, além do tempo que você pode usar diariamente para estudar e praticar.

Antes de prosseguirmos com o conteúdo, gostaria de fazer algumas considerações sobre você, que está lendo este texto:

  • Você tem pouca ou nenhuma experiência prévia em aprender Python;
  • Você não tem formação em programação em Python ou experiência em codificação;
  • Você quer saber quanto tempo vai levar para aprender Python;
  • Você está interessado em recursos e estratégias para aprender Python.

Primeiramente, gostaria de falar sobre quanto tempo você levará para estar apto a aprender Python. Se você precisa, antes, aprender os fundamentos da programação, isso pode levar cerca de duas semanas com uma rotina eficiente e prática.

Se você quiser ir além e dominar o Python para concluir tarefas e projetos complexos ou para obter uma mudança radical de carreira, então isso vai levar mais tempo. Mas não se assuste, neste artigo você vai obter dicas e recursos para chegar a um nível avançado mais rápido também.

Se você está se perguntando quanto vai custar para aprender Python, a resposta é: pode custar pouco ou até mesmo nada. Há inúmeros recursos gratuitos na internet, cursos para iniciantes, artigos de blogs, sem contar os livros, que podem te proporcionar um conhecimento aprofundado. 

Um outro questionamento que você pode estar tendo é: “quão difícil deve ser aprender Python?”. Bom, é claro que se você já tem alguma experiência com outras linguagens como C, Java, HP, entre outras, será bem mais fácil.

Além disso, Python é uma das linguagens mais simples do mercado, se aproximando muito da linguagem natural. Você terá de memorizar um vocabulário básico e aprender as regras da linguagem.

Bom, é possível que você tenha pensado: “certo, eu posso aprender Python rápido, barato e facilmente. Já vou começar!”.

Se acalme, há uma outra coisa muito importante a se considerar, que é como aprender Python.

Pesquisas sobre aprendizado têm revelado que nem todas as pessoas aprendem da mesma forma. Algumas pessoas aprendem melhor com leituras; outras aprendem melhor vendo ou ouvindo; outras aprendem melhor por meio de jogos educativos…

Ao avaliar as opções abaixo, considere suas próprias preferências.

1 – Domine primeiramente os fundamentos de Python abaixo

Fundamental para aprender Python rápido

Estes fundamentos são importantíssimos para sua jornada de aprendizado em Python. Sem entendê-los bem,  sua jornada de aprendizado será muito mais difícil e você terá dificuldade em resolver problemas complexos.

  • Variáveis e tipos;
  • Listas, dicionários e sets;
  • Operadores básicos;
  • Formatação de strings;
  • Operações básicas com strings;
  • Estruturas condicionais;
  • Loops;
  • Funções;
  • List comprehensions;
  • Classes e objetos.

2 – Estabeleça uma meta para seus estudos

Estabeleça metas

Antes de começar a aprender Python, estabeleça uma meta para seus estudos. Os desafios que você irá enfrentar quando começar a apreender serão mais fáceis de serem superados se você tiver sua meta em mente.

Além disso, você saberá em que materiais de estudos focar quando pertencerem à sua meta. Por exemplo, se você está interessado em aprender Python para análise de dados, você vai querer completar exercícios, escrever funções e conhecer bibliotecas que visam análise de dados.

Veja alguns exemplos de metas que você pode estabelecer:

  • Análise de Dados;
  • Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina;
  • Mobile Apps;
  • Desenvolvimento de websites;
  • Automação de trabalhos.

3 – Considere aprender uma biblioteca de comandos em Python

Aprenda bibliotecas

Aprender uma ou duas bibliotecas em Python seria efetivamente benéfico ao seu aprendizado, pois elas fazem com que muitos programas possam ser desenvolvidos muito mais rápido. As bibliotecas trazem uma infinidade de comandos que foram criados para executar tarefas específicas.

Por exemplo, a biblioteca Pandas oferece inúmeras funções que facilitam muito a vida de quem trabalha com Ciência de Dados. 

4 – Instale uma IDE

Instale uma IDE para aprender Python rápido

Você absolutamente vai querer instalar uma IDE (Integrated Development Environment). As IDEs são aplicações que facilitam muito a vida do programador, pois integram cada uma das fases de desenvolvimento em apenas um ambiente virtual. Dentro de uma IDE, você poderá escrever, testar e rodar seus códigos.

Existem muitas excelentes IDEs que você pode escolher. Visual Studio, Jupyter Notebook, Atom, entre outras. Porém, a que eu uso e quero recomendar aqui é a Pycharm, que oferece inúmeras facilidades, além de um ambiente super amigável. E o melhor de tudo: é gratuita.

5 – Na dúvida, o Google é seu amigo

Use o Google

Essa dica pode parecer banal, mas ajuda muito quando você usa o Google para resolver problemas específicos no seu código. 

Vamos supôr que você esqueceu qual a sintaxe de um comando específico da linguagem. O que seria mais conveniente neste caso: procurar a vídeo-aula em que o professor mostra o comando, ou pesquisar diretamente no Google a sua dúvida? 

Você irá encontrar muitos artigos ou até sites de perguntas e respostas que te ajudarão muito na sua caminhada. Não fique preso a paradigmas, agilize seu trabalho!

6 – Organize um cronograma de aprendizagem e cumpra-o

Organize um cronograma para aprender Python mais rápido

Essa é a parte que muitos iniciantes pulam, o que acaba resultando em contratempos e atrasos. Eu recomendo que você estabeleça um cronograma de no mínimo 2 semanas, para que você tenha uma melhor visão sobre os conteúdos que terá de estudar nos próximos dias e quais tarefas você terá de concluir. Além disso, é preciso que você tenha tempo suficiente para resolver os problemas de código que, sem dúvida, vão aparecer.

Ao final destas duas semanas, você ficará surpreso com o quão longe você chegou com a ajuda do seu cronograma de estudos, resolvendo tarefas, consumindo materiais e praticando a linguagem Python. Assim, ficará empolgado para organizar um novo cronograma e adentrar num conteúdo mais avançado.

7 – Conheça bons recursos para aprender Python mais rápido

É claro que se você está buscando um aprendizado otimizado, conhecer os melhores materiais é de suma importância. Entre os tipos de materiais mais comuns de estudo estão os livros, os blogs e os cursos.

Bom, existe uma infinidade de materiais sobre Python e você é livre para fazer suas pesquisas sobre quais te atendem melhor. Mas deixarei algumas recomendações aqui abaixo:

Livros para aprender Python:

Websites para aprender Python:

Curso gratuito para aprender Python:

Sobre o Autor

Lucas Braga
Lucas Braga

Sou encantado pela tecnologia e pelo avanço exorbitante que a humanidade faz dia a dia. Possuo formações na área de tecnologia, além de ser produtor de conteúdo para web há vários anos. Então, decidi criar o blog Base Binária, onde poderia unir minhas habilidades e conhecimentos para entregar conteúdos de qualidade para as pessoas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *