Python e Machine Learning: Por Que a Linguagem é Tão Usada Nessa Área?

Por que Python é tão usado para Machine Learning e Inteligência Artificial? Veja uma resposta objetiva sobre o assunto.

De fato, estamos vivendo um momento de disrupção no cenário tecnológico mundial. Embora conceitos como Machine Learning e Inteligência Artificial não sejam exatamente uma novidade, agora estamos conseguindo ver o impacto dessas tecnologias ao nosso redor.

É provável que muitos hábitos e maneiras de se desenvolver soluções sofram uma metamorfose bem significativa. Não apenas isso, mas também os hábitos dos usuários na web já estão sendo modificados. Com o ChatGPT, por exemplo, muitas pesquisas que antes seriam digitadas nos buscadores como Google e Bing, agora são direcionadas a ele.

A Inteligência Artificial e o Machine Learning estão começando a ser amplamente usados em pesquisas científicas, em previsões do tempo, em GPSs como Waze, etc. Não há para onde correr. O profissional que não segue as tendências hoje em dia fica para trás muito rápido.

E é este contexto que me leva a trazer este artigo falando sobre o Python como ferramenta para Machine Learning e Inteligência Artificial. Pois ela é uma das mais usadas nesse sentido e pode ser uma boa para você que é programador e precisa se reinventar ou para você que está iniciando no dev e precisa escolher uma linguagem.

Por que Python é tão usado para Machine Learning e Inteligência Artificial?

Python e machine learning

Bom, não se pode dizer que existe um único motivo, mas posso dizer que o maior motivo pelo Python ser tão utilizado em Machine Learning é a sua comunidade fortíssima. Nenhuma outra linguagem de programação tem uma comunidade tão forte como a do Python.

Veja bem, conceitos de Machine Learning, Inteligência Artificial, Redes Neurais, árvores de decisão são conceitos extremamente complexos. Aplicá-los em um código requer muito exercício de pensamento. 

Então, imagine que todo mundo que quisesse desenvolver um software que trabalhe com esses conceitos tivesse que antes desenvolver algoritmos de redes neurais, por exemplo… Isso seria largamente trabalhoso, concorda?

Nesse sentido, o Python, além de ser uma linguagem de alto nível e de muita simplicidade, também oferece uma infinidade de bibliotecas extras, que podem ser baixadas gratuitamente. No âmbito do Machine Learning, o programador pode contar com bibliotecas que vão tornar o seu trabalho muito mais simples e rápido.

Programadores — e também grandes empresas como o Google — criam códigos e os disponibilizam na comunidade para qualquer um que  queira usar. Isso agiliza muito o processo de criação e para as empresas, como diz o velho ditado, “tempo é dinheiro”.

Outro detalhe importante é que o Python é uma linguagem muito versátil. Ela te permite, por exemplo, você trabalhar com arrays de forma muito mais dinâmica. Por ser uma linguagem orientada a objeto, oferece muitos métodos integrados que nos deixam soltos ao escrever o código. Migrar de uma linguagem como o C para o Python seria como soltar as algemas que prendem seus braços.

Veja: como aprender Python rápido!

Veja algumas bibliotecas de Python usadas para Machine Learning e Inteligência Artificial

Bom, agora que respondi porque o Python é tão utilizado em Machine Learning e Inteligência Artificial, quero apresentar algumas das principais bibliotecas utilizadas nesta área.

  • Scikit-Learn: esta é uma biblioteca do Python que foi desenvolvida especificamente para aplicação em Machine Learning. Muito utilizada para pré-processamento, classificação, regressão, clusterização, redução de dimensionalidade e ajuste de parâmetros;
  • TensorFlow: esta é uma biblioteca de código aberto produzida pelo Google muito usada para processamento de linguagem natural, visão computacional e análise preditiva.
  • Keras: desenvolvida com base no TensorFlow, esta é uma linguagem de código aberto criada para aplicação em projetos de redes neurais, classificação de imagens, detecção de objetos e etc.

Sobre o Autor

Lucas Braga
Lucas Braga

Sou encantado pela tecnologia e pelo avanço exorbitante que a humanidade faz dia a dia. Possuo formações na área de tecnologia, além de ser produtor de conteúdo para web há vários anos. Então, decidi criar o blog Base Binária, onde poderia unir minhas habilidades e conhecimentos para entregar conteúdos de qualidade para as pessoas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *