Inteligência Artificial, definição. Entenda sobre o assunto!

A definição de Inteligência Artificial (IA), se nos referimos ao campo de estudo, pode ser: a área da ciência da computação que estuda o desenvolvimento de algoritmos capazes de realizar tarefas que antes só poderiam ser realizadas por seres humanos, tais como, encontrar padrões, entender a linguagem natural, raciocinar, tomar decisões…

Também podemos usar o termo “Inteligência Artificial” para nos referir a algoritmos específicos. Neste caso, um algoritmo que seja capaz de analisar um enorme banco de dados e, com isso, encontrar respostas e resolver problemas sem a ajuda de um ser humano. Como uma máquina capaz de aprender com um banco de dados ou até mesmo com a própria experiência.

Origem do termo “Inteligência Artificial”

Embora seja comum que muitos pensem se tratar de um termo atual, a Inteligência Artificial é uma área que vem mobilizando cientistas há muitas décadas.

Aliás, na própria ficção a ideia de máquinas inteligentes é algo que atravessou o século passado. Podemos citar obras como “Eu, Robô”, de Isaac Asimov, “Blade Runner”, de Philip K. Dick, “Neuromancer”, de William Gibson, entre muitos outros.

Quanto aos primeiros trabalhos realizados neste sentido, podemos citar o artigo de 1943 publicado por Warren McCulloch e Walter Pitts, onde abordam pela primeira vez o assunto de redes neurais. Podemos citar também os esforços de Alan Turing, que desenvolveu uma forma de avaliar se uma máquina é capaz de emular um ser humano em uma conversa textual.

Contudo, esses fatos são anteriores ao que consideramos como o marco zero do campo da ciência que estuda Inteligências Artificiais. O grande pontapé inicial ocorreu em 1956, com a Conferência de Dartmouth, que foi um encontro entre grandes nomes da área, como Shannon, Nathan Rochester, Marvin Minsky, Oliver Selfridge e John McCarthy. A este último, ficou creditada a criação do termo “Inteligência Artificial”, pois foi o termo que usou no convite.

Desde então, o mercado tecnológico começou a aumentar os investimentos na área e muitos cientistas começaram a se empenhar em desenvolver tecnologias no sentido de criar máquinas e algoritmos que se aproximassem da inteligência humana.

No entanto, o termo explodiu mesmo nestes últimos anos, pois o grande público finalmente começou a sentir os efeitos alucinantes de tamanho avanço que a tecnologia alcançou. Podemos falar de IAs atuais capazes de criar obras artísticas incríveis ou do Chat GPT, por exemplo, que consegue processar a linguagem natural de uma maneira assustadora.

Essas tecnologias estão se tornando cada vez mais comuns e acessíveis ao grande público e cada vez mais utilizadas pelas empresas. Por isso, os holofotes estão vibrantes em cima do assunto! 

Como funciona a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial reúne várias áreas do desenvolvimento de sistemas. Um dos principais elementos são os bancos de dados, pois sistemas inteligentes precisam ser alimentados com uma enorme quantidade de dados (Big Data) para processarem e, então, encontrarem padrões e soluções. 

Além disso, as IAs precisam estar constantemente recebendo novos dados para que elas continuem evoluindo. Muitas delas, inclusive, adquirem novos dados através das suas próprias experiências.

Por conta do exorbitante volume, sistemas deste tipo, necessitam de grande capacidade de hardware, tanto para armazenamento de dados quanto para processamento.

Para detalhar melhor o assunto sobre como funciona a Inteligência Artificial, vou organizar em tópicos:

  • Dados: como já foi dito, é necessária uma grande quantidade de dados para que uma IA consiga, através de cálculos matemáticos, reconhecer padrões, fazer previsões e tomar decisões. Os dados podem ser estruturados, como em um banco de dados estruturado, ou não estruturados, como imagens, vídeos e etc;
  • Algoritmos: os algoritmos tradicionais são aqueles que são desenvolvidos como uma sequência de instruções, onde o programador é responsável por cada passo do software. Os algoritmos em IAs, que são de variados tipos, são capazes de processar dados e decidirem seus passos sem o auxílio de um programador;
  • Treinamento: atualmente, os modelos de IA são direcionados a objetivos específicos, assim, cada vez que uma IA executa uma tarefa, ela ajusta seus parâmetros para minimizar os erros e otimizar uma ação específica;
  • Aprimoramento contínuo: por isso, uma Inteligência Artificial não é estática.  Ela está constantemente melhorando com dados adicionais e ajustes nos algoritmos. O ciclo de desenvolvimento de uma IA muitas vezes envolve treinamento periódico com dados atualizados.

A IA vai roubar seu emprego?

A ia vai roubar seu emprego?

O desenvolvimento das inteligências artificiais é um dos ramos mais promissores da tecnologia. Acredita-se que, com as IAs, vamos evoluir ainda mais rápido em diversos campos da ciência. 

No entanto, é normal que o temor tome conta das pessoas. No momento, há muitas incertezas sobre qual será o impacto das IAs no longo prazo. Bom, se os algoritmos estão agindo de forma cada vez mais parecida e até mais eficiente do que os seres humanos, por que as empresas vão contratar pessoas para trabalhar?

Essa é uma pergunta muito legítima e faz todo sentido. E a verdade é que sim, muitos ramos podem acabar por diminuir as oportunidades ou até serem extinguidos de vez.

Mas você acha mesmo que nunca aconteceu algo parecido antes?

Vou te dar o exemplo da Revolução Industrial. Este é um dos períodos mais marcantes da história do desenvolvimento tecnológico. Antes da revolução, a produção se dava através de processos manufatureiros.

Logicamente, os impactos na sociedade foram muito grandes. Com as máquinas, o que antes precisava de muitas pessoas para ser realizado, agora podia ser feito por um homem operando uma máquina.

Mas o mundo se adaptou, não foi? A humanidade continua aí. E crescendo!

A Revolução Industrial foi um período de disrupção, assim como é agora. Estamos em um momento de grandes mudanças, e cabe a cada um se adaptar, se preparar para as mudanças, se preparar para as oportunidades que vão surgir. Ou melhor, já estão surgindo!

Novas oportunidades

Como em todos os momentos de disrupção, enquanto portas se fecham, outras se abrem. As inteligências artificiais estão sendo cada vez mais integradas ao nosso dia a dia e estão transformando a forma como as empresas trabalham, proporcionando um aumento significativo na produtividade.

As IAs estão presentes nos carros modernos, em casas inteligentes e automatizadas, na comunicação entre empresas e clientes… Daqui há alguns anos, muitas e muitas áreas estarão utilizando sistemas de inteligência artificial para auxiliar na produtividade.

Isto significa que, em pouco tempo, profissionais especializados em programação no sentido de IAs, Machine Learning, redes neurais e afins, serão altamente requisitados, pois em todos os lugares precisarão deles.

Profissionais que são muito requisitados no momento (e serão ainda mais): 

  • Cientista de dados;
  • Engenheiro de aprendizado de máquina;
  • Especialista em IA para negócios;
  • Desenvolvedor de chatbot;
  • Especialista em ética de IA;
  • Designer de IA;
  • Analista de  IA.

Veja: Por que Python é tão utilizado para Machine Learning e Inteligência Artificial?

Grandes empresas que usam Inteligência Artificial

Tesla

A Tesla, empresa do famoso Elon Musk, é a segunda montadora de carros mais valiosa do mundo. A empresa, além de ser uma das maiores referências na produção de carros elétricos, também é grande referência na automação dos veículos.

Os carros da Tesla usam algoritmos de Machine Learning, onde os veículos são treinados até chegar ao ponto de conseguirem trafegar no trânsito sem necessitar de um condutor.

Google

A Google é simplesmente uma das empresas mais valiosas do mundo. No ranking mundial de valor de mercado de empresas, a companhia está sempre nas cabeças.

Desde 2017, a Google vem investindo pesado em Inteligência Artificial. Para o Google Imagens, criou uma das tecnologias mais sofisticadas, onde o algoritmo consegue reconhecer padrões e oferecer resultados de maneira extremamente precisa. 

Com esta tecnologia, hoje é possível fazer buscas por fotos, por exemplo.

Amazon

Um outro exemplo de onde podemos encontrar um algoritmo bem sofisticado de IA é um produto muito famoso produzido pela Amazon — empresa que já esteve no topo do ranking de valor de mercado várias vezes.

Estamos falando da Alexa. Através de comandos de voz, a Alexa pode executar inúmeras tarefas do seu dia a dia e facilitar muito sua vida. Basta você pedir a ela para que toque as músicas da sua banda preferida e pronto, curta o som. Você pode pedir a ela para fazer aquele seu pedido preferido no iFood ou até para chamar o seu Uber.

Microsoft

A ex-empresa do Bill Gates também é uma das mais valiosas do mundo. Em 2019, a Microsoft investiu 1 bilhão no laboratório de Inteligência Artificial OpenAI e entrou para o grupo das empresas que investem pesado nesse tipo de tecnologia.

Pelo que parece, a Microsoft busca ajudar a alcançar o nível mais sofisticado de Inteligência Artificial, o chamado AGI — sigla em inglês para Inteligência Artificial Geral.

Este conceito ainda teórico busca criar uma super inteligência capaz de resolver quaisquer problemas em qualquer área, criando algo como um emulador de um cérebro de um super gênio, o que seria capaz de fornecer respostas que a humanidade ainda não encontrou.

OpenAI

A OpenAI é uma das empresas especializadas em IA mais reconhecidas mundialmente. Uma de suas tecnologias mais conhecidas é o Chat GPT, que é um bot capaz de manter uma conversa textual com um ser humano de uma maneira surpreendente. Além disso, você pode aprender muito com ele, pois o chat dispõe de um banco de dados monstruoso.

A empresa também é desenvolvedora de diversas outras soluções no campo da IA, como inteligências capazes de desenvolver obras artísticas incríveis.

Sobre o Autor

Lucas Braga
Lucas Braga

Sou encantado pela tecnologia e pelo avanço exorbitante que a humanidade faz dia a dia. Possuo formações na área de tecnologia, além de ser produtor de conteúdo para web há vários anos. Então, decidi criar o blog Base Binária, onde poderia unir minhas habilidades e conhecimentos para entregar conteúdos de qualidade para as pessoas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *