Quem é Miguel Nicolelis? Um orgulho nacional que poucos conhecem!

Quem é Miguel Nicolelis? Neste artigo você vai conhecer um pouco da sua biografia e dos seus admiráveis trabalhos.

Apesar de muitas mentes brilhantes já terem passado pela história do país, o Brasil não é amplamente reconhecido por ser um grande celeiro de cientistas. Inclusive dentro de seu próprio território, onde importantes feitos científicos não chegam nem perto de conseguir a repercussão que merecem.

Bom… Embora não seja tão conhecido em território nacional, Miguel Nicolelis acumula grandes feitos. Além de uma vez ter sido considerado um dos 20 maiores cientistas da sua área pela Scientific American, foi o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.

Um pouco da vida pessoal de Miguel Nicolelis

Miguel Nicolelis é filho de Giselda Laporta Nicolelis, uma escritora brasileira de literatura infanto-juvenil, já tendo vendido milhões de exemplares de suas obras. Seu pai é o juiz de carreira Ângelo Brasil Nicolelis.

Tendo nascido na década de 60, vivenciou todo o período da Ditadura Militar (1964-1985), o que o influenciou definitivamente em suas decisões de vida, bem como contribuiu para que ele desenvolvesse um instinto desafiador e irreverente frente às autoridades.

Miguel se casou com a médica Laura Oliveira, com quem teve 3 filhos: Pedro Nicolelis, Rafael Nicolelis e Daniel Nicoleli. Miguel e Laura hoje não estão mais casados.

Vida Acadêmica e profissional de Miguel Nicolelis

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo, também possui doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) nesta mesma universidade. Além disso, Miguel Nicolelis tem pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Universi­dade de Hahnemann.

É Professor Titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica e co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Universidade Duke, onde lecionou por décadas.

AASDAP

AASDAP - Miguel Nicolelis

Miguel Nicolelis é quem fundou o projeto altruísta da AASDAP — Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa —. Trata-se de uma instituição privada sem fins lucrativos que tem a finalidade de gerir recursos públicos e privados para promover projetos sociais e pesquisas científicas.

Fundada em 2004, a instituição é reconhecida pelo Ministério da Justiça, tendo recebido a certificação Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra

IINN/ELS

O Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra é uma das grandes contribuições de Miguel Nicolelis para o cenário científico brasileiro. Idealizado por ele, em conjunto com os neurocientistas Sidarta Ribeiro e Claudio Mello, o IINN/ELS está localizado na capital do Rio Grande do Norte e foi criado para ser um centro de pesquisas neurocientíficas reconhecido mundialmente.

Este instituto é um projeto grandioso que objetiva, entre outras coisas, proporcionar um ambiente e uma estrutura favorável para a vinda de mentes brilhantes para o Brasil. Isso inclui, tanto brasileiros que têm carreiras consolidadas fora do país, quanto estrangeiros que podem agregar um grande valor ao desenvolvimento da neurociência em território nacional.

Além disso, o projeto contempla uma iniciativa de uma escola modelo direcionada a comunidades carentes de Natal e Macaíba. Mais a frente, foi anunciado que o IINN/ELS ofereceria seu próprio programa de doutorados, com formações nas áreas de neurociências, neurotecnologia, neuroengenharia e neuroeducação.

Interface cérebro-máquina e o Projeto Andar de Novo

Neste tópico está um dos assuntos mais importantes sobre Miguel Nicolelis, pois está intimamente ligado ao maior foco da sua vida profissional. O neurocientista brasileiro fez grandes avanços quanto ao trabalho da captação e transformação de sinais neurais.

Em 1999, os Drs. John Chapin, Miguel Nicolelis e outros colaboradores publicaram um trabalho científico que demonstrava que populações de neurônios motores nos cérebros de ratos acordados geravam sinais elétricos que poderiam ser registrados em algum equipamento e convertidos em sinais de comando que seriam enviados em tempo real para um braço robótico.

O experimento demonstrou que a integração da tecnologia com o cérebro humano teria um potencial gigantesco. Mesmo que essa ciência ainda esteja, ainda hoje, em um estágio um tanto primitivo, as expectativas são extremamente positivas.

Assim, a tecnologia Interface Cérebro-Máquina se tornou o ponto principal do admirável Projeto Andar de Novo, que visa avançar significativamente a ponto de proporcionar que pessoas com diversos tipos de paralisia possam obter de volta os movimentos.

Sobre o Autor

Lucas Braga
Lucas Braga

Sou encantado pela tecnologia e pelo avanço exorbitante que a humanidade faz dia a dia. Possuo formações na área de tecnologia, além de ser produtor de conteúdo para web há vários anos. Então, decidi criar o blog Base Binária, onde poderia unir minhas habilidades e conhecimentos para entregar conteúdos de qualidade para as pessoas.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Adorei o artigo sobre o cientista Miguel Nicolelis, gostaria de saber, se possível, se no início de sua carreira deu aula no Rio de Janeiro num curso de Pre Vestibular de Ciências?
    Lembro que minha turma, fez festa de despedida para um professor na Casa noturna Macumba na Barra da Tijuca, esse professor tinha descoberto areia no cérebro humano e, foi convidado a trabalhar nos EEUU.

    • Olá, Dalva! Obrigado pelo comentário. Não encontrei informações concretas sobre Miguel Nicolelis ter dado aulas para uma turma de pré-vestibular no Rio de Janeiro no início de sua carreira. Pode ser que não haja registro público sobre isso, ou talvez tenha sido outro cientista. Gostaria de poder ajudar mais, mas não há nenhuma informação sobre isso.

      Aliás, em minha pesquisa, não encontrei nada sobre a descoberta de areia no cérebro humano. Talvez isso tenha sido um mal entendido quanto a termos científicos.