Quem foi Steve Jobs? Biografia e curiosidades!

Neste artigo você vai descobrir quem foi Steve Jobs, conhecerá um pouco de sua biografia e algumas curiosidades sobre este ícone.

Steve Jobs foi um dos empresários mais notáveis da história norte-americana. Foi alguém extremamente importante para a evolução tecnológica das últimas décadas. Ele foi simplesmente um dos homens que fundou a Apple — junto a Steve Wozniak —, uma das maiores empresas tecnológicas do mundo, reconhecida por seus eletrônicos de qualidade bem acima da média, como os iPhones, iPads, iPods, MacBooks, iMacs e etc.

Pioneiro em tornar os computadores produtos de consumo individual e de massa, revolucionou o mercado tecnológico, trazendo criações como o Macintosh. Sob sua gestão a Apple teve os maiores números de crescimento.

Infância e Formação de Steve Jobs

Reed College - formação de Steve Jobs

Steve Paul Jobs nasceu no estado da Califórnia, mais especificamente em São Francisco, em 24 de fevereiro de 1955.

Ele era filho biológico de Abdulfattah Jandali e de Joanne Schieble, porém foi adotado pelo mecânico e membro da Guarda Costeira, Paul Jobs, e pela contadora Carla Jobs. O casal morava em Mountain View, num lugar que mais tarde ficaria conhecido como o Vale do Silício.

Jobs cursou a Homestead High School entre 1968 e 1972, quando conheceu Steve Wozniak, um especialista em criação de programas e circuitos integrados que estudava na Universidade da Califórnia.

Após o Ensino Médio, Jobs não optou por entrar imediatamente na universidade. Invés disso, resolveu viajar pelo mundo, especialmente pelo Oriente Médio e pela Índia, onde se encantou pela filosofia espiritual e pelo design minimalista das coisas.

Quando retornou aos Estados Unidos, Jobs se matriculou na Universidade da Califórnia, Berkeley, mas logo se transferiu para a Reed College. Todavia, em 6 meses abandonou o curso. Mesmo assim, continuou frequentando as aulas de caligrafia como ouvinte, o que, como ele mesmo disse, foi importante para sua trajetória como empresário, influenciando nos seus grandes feitos.

Portanto, quanto à formação acadêmica de Steve Jobs, ele nunca concluiu seus estudos universitários.

Primeiro emprego de Steve Jobs

Steve Jobs conseguiu seu primeiro emprego formal em 1974, na Atari, onde atuava como designer de vídeo games. Entretanto, alguns meses depois, deixou a empresa e viajou para a Índia em busca de crescimento espiritual.

Criação da Apple

Steve Jobs Funda a Apple

Em 1976, Jobs iniciou o projeto que o tornaria conhecido mundialmente. Sob suas humildes condições, ao lado de Wozniak, montou uma “fábrica” de computadores na garagem da casa da sua família na Califórnia.

Então, em 76, foi lançado o “Apple I”, primeiro computador pessoal já fabricado e vendido. O equipamento consistia em uma placa mãe com alguns poucos chips fixada à uma caixa de madeira.

No ano seguinte (1977) lançou o “Apple II”, que trazia algumas novidades: o equipamento apresentava um disco rígido interno e um mouse. Ao decorrer dos anos, a criação de Steve Jobs e Wozniak foi evoluindo de maneira que surpreendia o mercado a cada ano. Impactaram irrevogavelmente a indústria dos computadores, atingindo cada vez mais pessoas com seus aparelhos cada vez menores e mais baratos.

Um grande marco da Apple foi o lançamento do Macintosh (1984), que era apelidado de “Torradeira Bege”, pois, por não ter sistema de arrefecimento, esquentava muito. Em 1985, com sua personalidade forte, Jobs foi afastado da empresa por divergência de opiniões e conflitos internos.

Steve Jobs cria a Next

Steve Jobs cria a Next

Steve Jobs foi quem criou a Next, ainda em 1985, logo após ter sido expulso da Apple. Aos 30 anos, investiu 7 milhões de dólares para criar a empresa de computadores e hardware. Sugestivamente, ele nomeou a empresa como “Next”, pois era a próxima após a Apple.

Sempre com as maiores ambições, o grande empresário pretendia criar novamente algo revolucionário e, então, em 1988 foi lançado o primeiro computador da nova empresa, que prometia impressionar pelo design, hardware e software. Ele estava tão convicto em tornar a máquina algo extraordinário que o preço ficou inflado demais, se tornando inacessível para a maioria das pessoas.

Mesmo assim, o produto não parecia ter um hardware tão revolucionário e seu design não era tudo aquilo que prometiam as propagandas. Contudo, algo naquele novo aparelho era realmente promissor: o software, que trazia um ambiente ideal para desenvolvimento e programação.

Assim, com o grande sucesso de seu software, a empresa teve de dar uma repaginada e voltar o foco de seu trabalho para este setor, algo parecido com a poderosa Microsoft, que começava a dominar o mercado de softwares sob a gestão de Bill Gates

Steve Jobs compra a Pixar

Steve Jobs compra a Pixar

Quem não conhece a Pixar? Você provavelmente deve conhecer os desenhos Toy Story, Os Incríveis, Vida de Inseto e Monstros SA. Bom, durante muitos anos, Steve Jobs foi o nome por trás de grandes criações da famosa empresa de animação.

Cerca de um ano após sair da Apple, Jobs investiu 10 milhões de dólares na compra da Pixar. Apesar do ato ter sofrido muitas críticas e ter sido considerado uma “idiotice” pela Total Film, a empresa se estabeleceu de maneira sólida entre as grandes produtoras do cinema, tendo vencido grandes prêmios como 6 Globos de Ouro, 3 Grammys e o famoso Oscar.

Entre um lançamento e outro, a Pixar foi cambaleando durante os anos que se seguiram até emplacar seu primeiro grande sucesso em 1995, que foi justamente o Toy story, considerado, até então, a animação mais bem sucedida da história, arrecadando os incríveis valores de 363 milhões de dólares em bilheteria. Em 1999, Toy Story 2 ainda superou o primeiro, arrecadando 511,3 milhões de dólares.

O retorno à Apple

Os softwares da Next foram um grande sucesso e, após alguns anos atuando em seus programas e sistemas operacionais, Jobs viu a oportunidade de retornar à Apple, que estava indo de mal a pior nas vendas e precisava urgentemente de um software.

Assim, a Apple adquiriu a Next e Jobs retornou ao comando da gigante da tecnologia, inclusive, recebendo carta branca dos acionistas, que permitiram que ele organizasse as coisas do seu jeito.

O fato é que depois de altos e baixos ao longo de sua história, a Apple hoje, em 2022, é simplesmente a maior empresa de tecnologia do mundo, e muito disso se deve a Jobs.

Saúde

Steve Jobs, em 2004, anunciou que sofria de um câncer grave no pâncreas. O empresário passou por momentos sombrios, entre vários tratamentos, operações cirúrgicas e até um transplante de fígado.

Mesmo com a saúde em detrimento, ele permaneceu à frente da Apple até pouco antes de morrer, em 2011, com 56 anos de idade.

Sobre o Autor

Lucas Braga
Lucas Braga

Sou encantado pela tecnologia e pelo avanço exorbitante que a humanidade faz dia a dia. Possuo formações na área de tecnologia, além de ser produtor de conteúdo para web há vários anos. Então, decidi criar o blog Base Binária, onde poderia unir minhas habilidades e conhecimentos para entregar conteúdos de qualidade para as pessoas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *