Quem foi Tales de Mileto? Resumo consistente sobre sua biografia.

Neste artigo, você vai ver um resumo sobre quem foi Tales de Mileto, com as informações mais relevantes e interessantes sobre a figura histórica.

Tales de Mileto era um dos “Sete Sábios da Grécia Antiga”, ao lado de Bias de Priene, Quilón de Esparta, Cleóbulo de Lindus, Periandro de Corinto, Pítaco de Mitilene e Sólon de Atenas. Aliás, é citado por Aristóteles como o primeiro filósofo da humanidade.

O estudioso pré-socrático nasceu cerca de 623 e 624 A.C. na antiga colônia grega de Mileto, região da Jônia, onde hoje fica a Turquia.

Tales foi fundador da Escola Jônica de Mileto, onde os pensadores que a integravam buscavam explicações cosmológicas observando a natureza e seus fenômenos. Acredita-se que esta seja a escola de filosofia mais antiga da história.

Além de ser muito conhecido por sua sabedoria, Tales também era um grande comerciante, o que lhe deu o benefício de poder conhecer diversas outras culturas. Em suas viagens, o pensador ia adquirindo ainda mais conhecimento.

Podemos citar os exemplos das terras egípcias por onde ele passou, onde havia uma matemática e engenharia bem avançadas para a época. Além disso, podemos citar sua passagem pela Babilônia, algo que foi enriquecedor para  seus estudos astronômicos.

Tales de Mileto foi um dos primeiros contribuidores para o início dos estudos sistemáticos em diversas áreas, tais como a Matemática, Astronomia e Filosofia.

Veja outras biografias:

Resumo sobre quem foi Tales de Mileto para a Matemática

Tales é frequentemente creditado por trabalhos com triângulos semelhantes e medição de comprimentos de sombra. 

Aliás, seu nome se perpetuou na matemática principalmente pelo chamado Teorema de Tales, método que na época permitia descobrir a altura de uma pirâmide através das retas paralelas e das retas transversais da construção.

Pirâmide de Quéops

Estima-se que Tales mediu a altura da Pirâmide de Quéops, maior e mais antiga entre as três pirâmides localizadas na planície de Gizé. Demonstrando, assim, a aplicação da geometria para a resolução de problemas práticos.

Outro detalhe, é que há relatos de que Tales mediu a distância entre navios somente usando o método da semelhança entre triângulos.

Astronomia e Filosofia de Tales de Mileto

Um dos pensamentos mais característicos do filósofo a respeito do cosmos é o de que a água é o elemento básico e fundamental de tudo que existe. Isso inclui o cosmos, os corpos celestes, os próprios seres. 

Ele provavelmente relacionou a água com o céu por causa das semelhanças aparentes entre as características do céu e a superfície da água. Tales acreditava que a Terra seria um disco achatado flutuando em um oceano infinito.

Existe uma especulação baseada nos relatos de Heródoto que diz que o filósofo em questão teria previsto um eclipse total do Sol, apenas através de cálculos baseados na posição da Lua e da Terra.

As observações do pensador marcam uma época em que a busca pelo conhecimento começava a se ascender. Tales é um dos pioneiros a tornar as áreas do conhecimento objetos de estudos sistêmicos, pois, até então, utilizava-se do conhecimento para resolver problemas práticos. 

Como no Egito, por exemplo, onde havia uma matemática e geometria extremamente evoluída para a época, mas não havia instituições ou grupos de pensadores focados apenas em desenvolver essas áreas do conhecimento.

Naquela época nasceu, então, o processo filosófico Ocidental!

Tales de Mileto e sua importância para a eletricidade

Âmbar - resina que Tales de Mileto encontrou

É claro que o fenômeno da eletricidade era algo desconhecido em seus dias. Suas maiores contribuições para a ciência, portanto, não envolvem essa área da física. Contudo, existe uma relação curiosa entre Tales de Mileto e a eletricidade, que quero destacar aqui resumidamente.

O pensador é frequentemente associado à descoberta do Âmbar, que é uma resina fóssil que possui propriedades eletrostáticas. Quando esfregado por pele de animal, o material pode adquirir a capacidade de atrair objetos leves, como penas e alguns detritos.

O nome grego para o Âmbar é Elektron e, por isso, existe o termo moderno da “Eleticidade”.

3 pensamentos equivocados de Tales de Mileto

  1. Água como Princípio Fundamental: Tales acreditava que a água era o elemento básico de todas as coisas e que todas as substâncias poderiam ser reduzidas à água em diferentes estados ou formas.
  2. Natureza Geométrica das Estrelas: Tales acreditava que a Terra era um disco plano flutuando na água e que as estrelas eram corpos celestes suspensos acima da Terra. Ele também especulou que as estrelas podiam ser afetadas pelo movimento circular do universo.
  3. Conceito de Equilíbrio: Tales considerava o equilíbrio e a harmonia como fundamentais para a natureza e a ordem do mundo. Ele argumentava que a água, por ser maleável e flexível, representava esse equilíbrio natural.

Observações

Embora suas ideias não tenham chegado até nós diretamente através de escritos, sabemos sobre suas contribuições através de referências feitas por outros antigos escritores e filósofos. Inclusive, citamos dois deles neste artigo: Aristóteles e Heródoto.

Outra questão que quero ressaltar é que Tales viveu em uma época muito antiga, sendo, aliás, um filósofo pré-socrático. Por isso, muitas coisas em que ele acreditava, hoje podem parecer absurdas.

Quem foi Tales de Mileto (resumo do resumo)

Tales de Mileto é considerado o pai da Filosofia Ocidental, por ter criado a primeira  organização filosófica, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Nascido na cidade grega de Mileto por volta de 623 e 624 a.C., contribuiu com vários estudos em diversos campos do conhecimento, como Astronomia, Matemática e filosofia.

É muito conhecido por um teorema que carrega seu nome, o Teorema de Tales, que procura achar soluções a partir da proporcionalidade das medidas formadas entre retas paralelas que cortam retas transversais. Foi um dos primeiros a buscar explicações sobre a natureza sem recorrer a mitos e acreditava que a água era o elemento base de todas as coisas.

Sobre o Autor

Lucas Braga
Lucas Braga

Sou encantado pela tecnologia e pelo avanço exorbitante que a humanidade faz dia a dia. Possuo formações na área de tecnologia, além de ser produtor de conteúdo para web há vários anos. Então, decidi criar o blog Base Binária, onde poderia unir minhas habilidades e conhecimentos para entregar conteúdos de qualidade para as pessoas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *